A TERAPÊUTICA
CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA
Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico, fenomenológico de terapia quântica, que traz à luz, de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o cliente ao seu sistema de referência.
Tem como objetivo principal, buscar na família, a origem de dificuldades, bloqueios e padrões comportamentais que podem estar repercutindo na vida presente do ser humano vindo a gerar os mais variados tipos de sofrimentos.
A Constelação Familiar mostra que muitas de nossas dificuldades, sejam elas doenças ou desequilíbrios emocionais, traumas, incompreensões e tantas outras questões podem estar ligadas a familiares que passaram por essas mesmas adversidades, sem que os tenhamos conhecidos. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos de acordo com as gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.
Na prática, a Constelação Familiar proporciona um ressignificado, um novo olhar, para fatos ocorridos, contribuindo rumo a transformação e melhora da nossa vida e daqueles que ainda advirão.
– Meu relacionamento com meus pais;
- Meu relacionamento com meus irmãos;
– Minha relação com marido/esposa ou ex;
– Minha relação com meu filhos;
– Abortos ou filhos que morreram;
– Ausência ou dificuldade de manter relacionamento amoroso;
– Dificuldade em desvincular-se de um relacionamento passado.
Alguns outros temas que podem ser constelados:
– Depressão;
– Medos, fobias, traumas, angústias;
– Tentativas suicidas;
– Doenças;
– Abuso sexual ou bullying;
– Dificuldade em vender bens patrimoniais (imóveis);
– Sensação de estar perdido profissionalmente. Sentimento de não realização;
– Problemas financeiros repetitivos;
– Questões de fecundidade, abortos e adoção
– Problemas de herança;
– Vícios (alcoolismo, drogas, etc).
– Distúrbios alimentares como obesidade ou anorexia
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Comumente dura-se em torno de 1 hora, tanto em constelações em grupo como individuais. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.
Sugerimos a partir de 18 anos de idade. Filhos com idade menor podem ser constelados pelos seus pais.
Este tempo é variável, há casos que em poucos dias já se colhe resultados fantásticos, grandes mudanças no meio familiar, nos relacionamentos, etc.
Para cada um problema, uma única sessão. O problema não é repetido em uma próxima sessão. Poderemos fazer uma nova sessão porém com outro tema (dificuldade) a ser olhado. Sugerimos entre uma sessão e outra 30 dias de intervalo.
Durante a Constelação em grupo o cliente expõe o tema, a questão pela qual gostaria de encontrar uma resolução. A partir deste momento os participantes do grupo “entram em campo” (espaço em uma sala), e por ressonância, acessam informações oriundas do campo mórfico ou morfogenético correlacionadas a questão relatada para que essa possa ser desemaranhada.
Os assuntos abordados durante uma constelação em grupo além de ajudar o cliente podem proporcionar insights as pessoas que apenas visualizam o processo, o próprio participante que entrou em campo para auxiliar ou até mesmo complementar a compreensão de alguém que já constelou naquele encontro.
A constelação individual é realizada com auxílio de âncoras e figuras, como bonecos e outros acessórios.
O cliente coloca as peças no “campo” através de uma imagem que atua em seu inconsciente, e a partir daí é guiado pelo constelador na observação das dinâmicas e emoções que vão surgindo sobre a questão que está sendo constelada.
Assim como a constelação em grupo, este é um trabalho para além do racional, e, por mais que seja difícil de ser explicado, tem anos de aplicações bem sucedidas e os depoimentos de quem vive esta experiência são sobre o quanto as informações que se revelam são surpreendentes.
Ambas as modalidades trazem o mesmo resultado. Apenas através de caminhos ligeiramente diferentes.
A constelação familiar individual é direcionada aqueles clientes que por algum medo, insegurança ou constrangimento não querem expor seu tema.
As sessões de Constelação Familiar Online são realizadas dentro de uma plataforma digital específica aonde cliente e constelador se comunicam por vídeo conferência. O ambiente é totalmente privado, o que garante total segurança e sigilo ao conteúdo abordado.
O acesso pode ser feito através de computador/notebook, tablet ou celular (Android).
O primeiro passo é a exposição do tema (dificuldade) do cliente ao constelador. Feito isso, os envolvidos com a questão (representados através de bonecos) são colocados em campo (mesa ilustrativa) pelo próprio cliente e o processo começa a se desenvolver.
Durante a constelação frases sistêmicas específicas são utilizadas para que a dinâmica terapêutica tome caminhos resolutivos.
Em cada sessão realizada será abordado somente um tema. Sugerimos iniciar o trabalho de constelações pelo tema que julgar mais crítico no momento da sua vida. O tema não é repetido em uma sessão posterior. É trabalhado somente uma única vez.
A diferença principal está na forma do atendimento.
No atendimento individual, o cliente está sozinho com o constelador. Enquanto na outra modalidade o cliente se encontra na companhia de um grupo de pessoas, além do constelador.
O atendimento individual é um bom lugar para você constelar um assunto que é muito sensível para você. Nessa modalidade você está sozinho(a) com o constelador, criando um espaço que talvez lhe permita sentir mais segurança;
As dinâmicas e os resultados colhidos durante o atendimento individual ou em grupo não diferem.
No atendimento em grupo, embora as pessoas não se conheçam, cria-se uma atmosfera de confiança. O ambiente é facilitado em total respeito aos clientes e seus temas. Não há debates sobre o que se apresenta, fala-se apenas o essencial sobre o tema (sem explicações) e todos estão ali direcionados a um trabalho positivo a todos os envolvidos;
Tanto no atendimento individual ou em grupo, o conhecimento que rege os dois é o mesmo. No atendimento individual, a constelação com bonecos e figuras já é um sistema estabelecido e de eficiência comprovada;
Tanto no atendimento individual em Constelação Familiar quanto em grupo não há a necessidade de várias sessões sobre o mesmo tema. Uma basta!
Não. Hellinger sempre fundamentou seu trabalho na observação empírica dos fenômenos observados através dos clientes e representantes. Portanto, a abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a necessidade de que o cliente creia em nenhum princípio, dogma ou doutrina.
Conhecido em alemão (língua natural de Hellinger) como ‘Familienaufstellung’, significa, em tradução literal: ‘colocação’, ou ‘representação’ familiar. Em português, utilizamos o termo ‘constelação’, pois o verbo “stellen” em alemão foi traduzido para o inglês como “constellate” significando o posicionamento de certos elementos numa específica configuração. Como os primeiros escritos de Hellinger traduzidos para o português vieram do inglês, passamos a conhecer a técnica psicoterapêutica como “Constelação Familiar”.
Bert Hellinger nasceu em 1925, na Alemanha, e formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente, aprofundou seus estudos e pesquisas tornando-se psicanalista e, por meio da dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos hipnoterapêuticos e demais técnicas desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou: Familienaufstellen (respectivamente: “Colocação do Familiar”, traduzido para: Constelações Familiares, no Brasil).