A TERAPÊUTICA
TERAPIA FLORAL
A terapia floral pode ser classificada como uma terapia alternativa/complementar, vibracional ou bioenergética que tem como função tratar as causas e não os sintomas das doenças.
O tratamento é realizado através da ingestão de essências florais, que são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que tem como objetivo o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro como conflitos mentais e depois como doença física.
A terapia floral teve seu início no século XX, por volta do ano de 1930 na Inglaterra onde o médico, bacteriologista e imunologista, Dr. Edward Bach, criou o sistema terapêutico intitulado Florais de Bach.
Reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde desde 1976, a terapia floral tem a finalidade de auxiliar o ser humano na descoberta e compreensão de seus sentimentos e padrões de comportamento, lançando luzes no caminho que conduz ao equilíbrio pessoal e consequentemente a saúde corporal.
“Devido às suas vibrações elevadas, certas flores, árvores e arbustos silvestres têm o poder de elevar nossas vibrações humanas e abrir os canais para ouvirmos as mensagens do nosso Eu Espiritual, inundar nossa natureza com a virtude específica de que precisamos e remover de nós a falha que está causando o sofrimento.
Elas são capazes, tal como uma bela música ou algo gloriosamente enaltecedor que nos dá inspiração, de elevar nossa natureza e nos aproximar de nossa Alma; com isso, nos trazem a paz e aliviam nossos sofrimentos.
Elas curam, não atacando a doença, mas inundando o nosso corpo com as belas vibrações do nosso Eu Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como neve ao sol”.
Edward Bach.
A terapia pode ser utilizada de forma preventiva ou quando a doença já se instalou, atuando de forma complementar na otimização do equilibrio da saúde.
Estresse, cansaço físico e mental, ansiedade, medo, síndrome do pânico, solidão, timidez, insegurança, ciúme, mágoa, angústia, depressão, desespero, pesadelo, insônia, diversas doenças psicossomáticas e uma série de conflitos internos ou externos.
Equilibrar os sentimentos do ser humano, buscando tratar sempre o doente e não a doença.
O principio curativo dos florais se dá através da energia vibratória, da energia vital ou melhor dizendo da informação que cada flor carrega.
Ao ingerirmos o floral estamos nos colocando em sintonia com as energias dessa flor.
Os florais são capazes de transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos, através do que Bach chamou de “lei dos Opostos”
Para cada emoção ou estado mental negativo existem florais que trazem virtudes opostas e positivas, proporcionando equilíbrio físico, mental e emocional. Um sentimento de bem estar a todos que se beneficiam da energia das flores.
Os florais não são remédios, não são homeopáticos, não são fitoterápicos.
As essências florais são líquidos naturais altamente diluídos de extratos de plantas, flores ou arbustos.
Quando falamos em florais, não estamos falando de princípios ativos ou farmacológicos, estamos falando da sutileza das energias que a mãe natureza nos oferece.
Não apresentam nenhum efeito colateral.
Não causam dependência.
Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, do feto até a velhice.
Animais e plantas também se beneficiam muito com o uso dos florais de Bach.
Nenhuma.
A fórmula de tratamento com os florais poderá ser pingada sobre a língua ou em alimentos líquidos frios ou quentes (água, chás, sucos, etc) nos períodos indicados pelo terapeuta. O mais comum é tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia. Entretanto dependendo do caso a ser tratado podemos tomar mais vezes ao dia dependendo da necessidade.
A atuação dos florais se dá a partir do momento que o indivíduo aceita o tratamento. Sem rejeição a ação será precisa e benéfica.
O tempo é muito variável mediante a pessoa, suas necessidades, seus objetivos. Dificuldades recentes costumam ter resultados mais rápidos, dentro de poucos dias.
Podem usar os mesmos florais porém nem sempre conseguirão obter resultados semelhantes. É preciso antes de fazer o uso dos florais analisar quais são as causas emocionais que estão gerando os sintomas em um organismo. Portanto duas pessoas com os mesmos sintomas, podem necessitar de essências florais totalmente diferentes.
Os florais não substituem tratamentos médicos, os quais jamais devem ser interrompidos sem autorização médica.
Os florais são excelentes coadjuvantes, complementando o tratamento médico convencional.
Os florais não interagem com nenhuma medicação, seja alopática, fitoterápica, portanto podem ser utilizados com qualquer tipo de medicamento.
Durante a terapia a escolha de determinada fórmula floral é feita mediante a situação momentânea que a pessoa está vivenciando.
Nem sempre conseguiremos colher resultados positivos repetindo uma mesma fórmula que já tenhamos utilizado.
Com o uso dos florais o indivíduo passa a se autoconhecer, podendo ser necessário modificar os florais com intuito de tratar novos sentimentos em desalinho que se afloram. Se em algum momento o cliente sentir que os florais não estão trazendo resultados positivos, isto é um alerta, nos dizendo que os florais necessitam ser alterados. Concluir que a terapia floral é ineficaz medicante o ocorrido, é pensar e agir de forma equivocada.
Antes de repetir sua formulação busque orientações com seu terapeuta.
Textos sobre o assunto não faltam na internet, em livros ou revistas. Mas precisamos ficarmos atentos quanto a forma que tal conteúdo é descrito. Geralmente encontramos listas prontas com sintomas e florais que poderão ser utilizados para tratá-los.
Estes repertórios simplificados dos florais servem de noção, são apenas resumos de cada floral.
A escolha dos florais devem ser feitas com cautela, buscando entender realmente as verdadeiras causas das dificuldades, as suas raízes. Focar nos sintomas nos trará apenas resultados paliativos, mascarando o real ponto a ser tratado. Outro fator importante sobre os florais é que eles despertam aspectos que muitas vezes estavam esquecidos e se a pessoa não estiver pronta para lidar sozinha com esses conteúdos os resultados não serão como esperados e ainda pode-se criar mais confusão interna do que benefícios.
O Terapeuta Floral especializado, analisa a pessoa de forma integral, buscando as razões das doenças e dos seus sintomas.